
Prooptica na Revista Business Portugal
Com mais de duas décadas de existência, hoje a Prooptica é uma empresa distribuidora de referência no sector óptico, possui um portefólio bem estruturado e diferenciado de marcas e serviços, permitindo posicionar-se no mercado como um parceiro de soluções completas e integradas.
Entrevistámos o director-geral, Luís Justino, que explicou quais os desafios e lutas conquistadas para atingir o patamar de PME Excelência.
A Prooptica foi congratulada com o prémio PME Excelência 2016. O que significa este prémio para a empresa? Qual o sentimento com esta conquista?
A distinção como PME Excelência é para a Prooptica um profundo orgulho e satisfação. Sabíamos que ser distinguidos como PME Excelência não era fácil, os rácios económico-financeiros e de gestão exigidos são bastante exigentes, sobretudo num momento de crise, como o que passamos na economia portuguesa.
A conquista deste mérito é fruto do trabalho sustentado que temos vindo a desenvolver. Fomos reconhecidos como PME Líder ao longo dos últimos 7 anos. Em Portugal, existem mais de um milhão de PMEs (1.110.905, número exato), destas apenas 7.270 foram distinguidas como PME Líder 2015 (Prooptica incluída) e apenas 1.509 como PME Excelência 2015.
Trata-se de uma homenagem pública às “melhores das melhores” o que confere uma grande importância a este reconhecimento. Assim, a atribuição da certificação PME Excelência 2015 é para nós uma grande honra, uma garantia para os nossos stakeholders, mas também representa uma responsabilidade acrescida em termos de rigor de gestão e de esforço de melhoria contínua.
Acreditamos que o reconhecimento pelo IAPMEI é uma recompensa pela nossa transparência, pelo crescimento ponderado e sustentado e foi atingido graças à preocupação de toda equipa em fazer mais e melhor. É um prémio que reconhece o esforço, eficiência e dedicação de todos os colaboradores da empresa e é um incentivo para que possamos melhorar num contexto cada vez mais exigente e competitivo.
Quais os elementos estratégicos que contribuíram para a conquista da distinção de PME Excelência?
A conquista deste prémio é sustentada em duas forças estratégicas da empresa, a aposta na internacionalização e na integração de quatro áreas de negócio. Nos últimos cinco anos, temos internacionalizado a empresa de uma forma sustentada e comprometida com os mercados onde atuamos preferencialmente: Espanha, Marrocos, Angola, Cabo Verde e Moçambique. Países que reconhecem a qualidade e as tecnologias dos materiais explorados nas diferentes áreas que oferecemos e que valorizam o compromisso com um parceiro rigoroso e de confiança.
Por outro lado, a integração de 4 áreas de negócio diferentes, mas complementares é uma das principais vantagens competitivas e que permite responder às necessidades dos nossos clientes de uma forma completa e integrada, com preços justos, qualidade irrepreensível e focada no serviço e na relação de proximidade. As 4 áreas de negócio são: armações e óculos de sol, acessórios, lentes e design+arquitectura.
A Prooptica sempre apostou na inovação como fator de diferenciação. Em 2016, como reforça esta vantagem competitiva?
Em 2016, reforçamos cada uma das áreas de negócio com novidades e marcas relevantes no mercado. Na área de armações e óculos de sol lançamos duas marcas no segmento de moda, a Vespa e a Vinyl Factory. A Vespa apresenta como mais-valia a elevada notoriedade e reconhecimento do consumidor final, com um design de moda direcionado para um lifestyle italiano. A Vinyl Factory possui linhas retro irreverentes e modernas, com uma inspiração na música e na Pop Art interpretadas nas cores e nas formas.
A partir de Abril, a Prooptica dá seguimento ao contrato assinado com a Signet Armorlite, que garante a distribuição da marca Kodak em Portugal. A Kodak irá reforçar o posicionamento da empresa, como marca de lentes altamente conceituada junto dos consumidores finais, que proporciona soluções personalizadas com uma excelente relação qualidade-preço, através de valores como a confiança, fiabilidade, qualidade e simplicidade. A área de acessórios é reforçada com uma grande aposta na inovação, a parceria com a Fitting Box. Este projeto surgiu através de uma pesquisa de mercado, dando resposta às necessidades de um consumidor cada vez mais exigente e que procura mais informação online.
A Fitting Box surgiu da combinação perfeita entre um geek na área da tecnologia e um matemático, que desenvolveram em conjunto uma tecnologia que permite o reconhecimento facial. Perceberam e estudaram a tridimensionalidade de 700 rostos, desenvolveram avatares que permitem o reconhecimento de cada pessoa que está no espelho, ecrã ou câmera. Com a utilização de uma base de dados com mais de 70 mil óculos de sol e armações, a tecnologia coloca os óculos em tempo real na cara da pessoa que está a olhar para o espelho. Esta solução tecnológica permite ao óptico expor as coleções disponíveis nas redes sociais, no site e em loja, possibilitando a mesma experiência ao consumidor em diferentes plataformas (omnichannel).
O objetivo não é venda online de óculos, mas sim a promoção de uma experiência online, ou seja, o cliente experimenta online o que quer e, depois desloca-se à loja para realizar a compra, porque o óptico faz toda a diferença no processo de venda, no aconselhamento e no conhecimento técnico.
A área de Design+Arquitectura foca-se na remodelação de lojas e no desenvolvimento de mobiliário e complementos para ópticas, com soluções chave na mão. Esta área revela todo o empreendorismo da empresa, torna os sonhos reais e concretiza-os em soluções que otimizam a estética e a funcionalidade. O grande fator de diferenciação é que projetamos os nossos layouts com base em estudos de comportamento do consumidor. Este ano iremos atualizar o nosso catálogo com novas linhas de mobiliário e produtos desenhados de acordo com as necessidades dos clientes.
Quais os desafios para os próximos tempos?
Neste momento, a Prooptica é um player muito relevante no sector. Uma empresa com capitais exclusivamente portugueses, muito flexível e polivalente, com uma equipa jovem que dá tudo para a empresa crescer e ser cada vez mais sólida. O galardão de PME Excelência pode resultar de uma liderança forte, mas é sobretudo reflexo de uma equipa multidisciplinar, criativa e pró-ativa.
Os projetos futuros passam pelo desenvolvimento em todas as áreas da empresa, de novos contratos e novas oportunidades, potenciadas pela possibilidade de trabalhar com grandes marcas de distribuição europeias.
Nos próximos anos, continuaremos a apostar na sustentação do mercado nacional com o lançamento de marcas e produtos de relevo e na conquista de mercados internacionais emergentes. Estamos hoje mais unidos do que nunca, numa única organização, com muita personalidade, integrados e reconhecidos pelo mercado. Os nossos clientes sabem que podem contar com uma empresa que garante a inovação, a eficiência e a confiança de que necessitam para alavancar os negócios.