Regresso às aulas | Relação entre o rendimento escolar e as necessidades visuais

Com o regresso às aulas a chegar, existem aspectos muito relevantes a considerar relacionados com a saúde visual das nossas crianças. O rendimento escolar e a atenção nas crianças são temas que têm sido objecto de estudo e preocupação por parte de pais, educadores e profissionais de saúde. No entanto, uma área que frequentemente é negligenciada, mas que pode ter um impacto significativo em ambos, é a saúde visual da criança. Assim, com este artigo exploramos a relação entre o rendimento escolar, a falta de atenção e a existência de necessidades de compensação visuais não detectadas.

Regresso às aulas: A importância da saúde visual na aprendizagem

A visão é um dos sentidos mais críticos para a aprendizagem e desenvolvimento académico, Estima-se que cerca de 80% da aprendizagem de uma criança seja visual, o que inclui ler, escrever, usar computadores e olhar para o quadro. Um estudo realizado na Noruega mostrou que problemas de visão não detectados são inegavelmente uma causa significativa de baixo desempenho académico e baixa auto-estima [1]. Além de afectar o rendimento escolar, problemas visuais não corrigidos podem levar a dificuldades de socialização e até mesmo a problemas comportamentais. Outro estudo apontou que crianças com mau desempenho académico tinham pior saúde visual do que aquelas com bom desempenho [3].

Regresso às aulas: Falta de atenção e problemas visuais

A falta de atenção em crianças muitas vezes é atribuída a condições como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperactividade (TDAH). No entanto, é crucial entender que problemas visuais podem imitar sintomas de falta de atenção. Por exemplo, uma criança com dificuldade para ver o quadro pode parecer desatenta ou distraída, quando, na verdade, a sua incapacidade de focar correctamente força-a a desligar-se da actividade. Um estudo investigou a relação entre a atenção visual e comportamentos típicos de inatenção ou hiperactividade em crianças com deficiências de desenvolvimento. Os resultados apontaram para uma ligação significativa entre problemas de atenção visual e baixo rendimento académico. Essa correlação foi observada mesmo quando as crianças não tinham um diagnóstico formal de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperactividade (TDAH) [2].

Regresso às aulas: Deteção e correção com exames regulares

A detecção precoce de problemas visuais é crucial para evitar impactos negativos no rendimento escolar e na atenção. O estudo norueguês mencionado anteriormente mostrou que 83% das crianças encaminhadas para um especialista em saúde visual tinham problemas visuais não detectados, sendo que a maioria poderia ser resolvida apenas com o uso de óculos [1].

Assim, é vital que os pais e educadores estejam cientes da importância da realização de exames de visão regulares (anuais).

Em suma, a saúde visual é um componente crítico do desenvolvimento académico e social das crianças. Problemas visuais não detectados podem afectar negativamente o rendimento escolar e a atenção, levando a diagnósticos incorrectos e tratamentos inadequados. Portanto, exames de visão regulares devem ser uma parte integrante dos cuidados de saúde primários para crianças.

Referências

[1]: Falkenberg, H. K., Langaas, T., & Svarverud, E. (2019). Vision status of children aged 7–15 years referred from school vision screening in Norway during 2003–2013: a retrospective study.

https://dx.doi.org/10.1186/s12886-019-1178-y

https://bmcophthalmol.biomedcentral.com/track/pdf/10.1186/s12886-019-1178-y

[2]: Kirk, H., Gray, K., Riby, D., Taffe, J., & Cornish, K. (2017). Visual attention and academic performance in children with developmental disabilities and behavioural attention deficits.

https://dx.doi.org/10.1111/desc.12468

http://dro.dur.ac.uk/23456/1/23456.pdf

[3]: Alvarez-Peregrina, C., Sanchez-Tena, M. A., Andreu-Vázquez, C., & Villa-Collar, C. (2020). Visual Health and Academic Performance in School-Aged Children.

https://dx.doi.org/10.3390/ijerph17072346

https://www.mdpi.com/1660-4601/17/7/2346/pdf?version=1585624027