O que faz um Designer de Interiores na Prooptica | Criatividade e funcionalidade de mãos dadas

Um designer de interiores deve criar espaços funcionais e estéticos, combinando arte e criatividade, com a funcionalidade para o utilizador, maximizando o potencial do espaço.

O processo de desenvolvimento do projeto é crucial para o seu sucesso e requer a estrita colaboração do Cliente, de forma que o designer consiga criar um ambiente que atenda às necessidades do cliente, mas que também reflita uma personalidade.

O designer tem o know-how necessário relativo às tendências de mercado em termos de design, materiais e técnicas de decoração, bem como conhecimentos de ergonomia e regulamentações de construção, essenciais para o desenvolvimento do projeto.

O processo de trabalho envolve várias etapas:
  1. Reunião inicial com o Cliente: onde o Cliente transmite as suas necessidades, preferências, custos estimados e timing de conclusão. A clara comunicação e definição de objetivos são muito importantes.
  2. Visita ao Espaço: O designer visita o espaço de forma a avaliar a estrutura, layout, luz natural e outros demais fatores, para poder tomar as decisões face ao projeto.
  3. Desenvolvimento do Conceito: Com base nas necessidades do Cliente e da visita ao espaço, o designer desenvolve um conceito de decoração, onde pode ser já feita uma pré-seleção de materiais e cores a utilizar.
  4. Apresentação do conceito: O conceito é apresentado em desenho ao Cliente através de esboços, renders ou amostras físicas. Com o feedback do Cliente, é finalizado o conceito aprovado.
  5. Implementação: O designer trabalha em conjunto com os fornecedores selecionados e coordena a obra, para que os timings sejam cumpridos e fique tudo conforme.
  6. Finalização e entrega: É feita uma visita final por parte do designer para garantir que está tudo em conformidade com o projeto aprovado e o projeto é entregue ao Cliente.

O designer de interiores desempenha assim um papel fundamental na criação de espaços esteticamente agradáveis, que atendam às necessidades e preferências dos seus Clientes.

Combinando as suas habilidades técnicas e criativas, transforma sonhos em realidade, tornando os espaços bonitos, funcionais e acolhedores.