Realidade Aumentada | O novo normal na experiência de compras
Atualmente, a realidade aumentada (AR) está a impactar significativamente a forma como fazemos compras. Desde os primórdios dos catálogos, até às infinitas opções online de hoje, não é nenhum segredo que a tecnologia tem mudado drasticamente o comportamento do consumidor. A realidade aumentada é o novo normal na experiência de compras e as empresas sabem que não podem dar-se ao luxo de não aproveitar esta forma inovadora de marketing.
Neste artigo vamos explorar como a realidade aumentada pode melhorar a experiência dos seus clientes e impactar o seu negócio.
Realidade Aumentada em ótica: duas abordagens
Existem duas abordagens distintas para implementar a tecnologia de Realidade Aumentada na sua ótica: na loja e fora da loja. Estas duas abordagens proporcionam diferentes experiências e benefícios aos seus clientes.
Experiência na loja
A solução Fittingbox Virtual Try-on In-store Kiosk é uma solução integrada de espelho virtual para utilização dentro da sua loja, permitindo a divulgação das marcas da sua ótica e promovendo o seu negócio.
Esta tecnologia deteta instantaneamente as características faciais dos usuários e adapta-se a movimentos automáticos, ajustando as armações ao rosto em menos de 400 milissegundos. Os clientes podem explorar a diversificada coleção de óculos descontraidamente, enquanto esperam para serem atendidos na loja, poupando tempo e proporcionando ao cliente uma experiência de compra mais tranquila e gratificante.
Experiência on-line
Caso tenha um website e/ou loja on-line, os clientes podem usar aplicativos de AR para experimentar previamente as armações e óculos de sol, antes de ir pessoalmente à loja.
A solução Fittingbox Virtual Try-on Website Standard é uma opção digital dedicada a óticas que desejam configurar rapidamente e facilmente uma experiência de experimentação virtual de óculos nos seus sites. Permite que os clientes naveguem em catálogos de óculos e experimentem todos os produtos disponíveis.
A opção Fittingbox Virtual Try-on Website Advanced é uma solução digital completa para integração total no site de venda on-line, com acesso a imagens 2D e 3D de cada óculo. Irá proporcionar aos seus clientes uma experimentação virtual única e muito realista, dando-lhes mais segurança na escolha e melhorando a sua experiência de compra.
Benefícios da Tecnologia Realidade Aumentada
Atualmente, a experimentação virtual não é apenas algo “útil de ter”, mas tornou-se um “must have” numa sociedade onde comprar on-line se estabeleceu como a norma.
-
Aumenta o volume de vendas
A tecnologia de Realidade Aumentada possibilita que os clientes experimentem virtualmente os óculos antes de efetuarem a compra. Assim, esta experiência contribui para a redução do tempo de decisão de compra, aumento da segurança na escolha e, consequentemente, aumenta as conversões de vendas. Ao permitir que os clientes “experimentem antes de comprar”, a AR também reduz assim as taxas de devolução por insatisfação do consumidor.
-
Aumenta bastante o envolvimento do cliente
A Realidade Aumentada desperta o interesse dos clientes pelos produtos, fornecendo todos os detalhes necessários. Quando os clientes têm uma experiência de compra satisfatória, têm maior propensão para regressar e recomendar a terceiros. Uma experiência do cliente aprimorada contribui para uma maior fidelização e ajuda o público a construir relacionamentos mais sólidos com as suas marcas favoritas e com a ótica.
-
Recolha de dados sobre as preferências do cliente
As informações sobre os produtos que os clientes experimentam proporcionam insights sobre os seus interesses, preferências e padrões de comportamento de compra. As empresas podem aproveitar esses dados para oferecer campanhas personalizadas de marketing e publicidade.
A FittingBox e a Realidade Aumentada
A Fittingbox é líder em Realidade Aumentada (AR) de Óculos e em digitalização de armações 3D. Desenvolve soluções óticas de ponta baseadas em inteligência artificial, visão computacional e, mais recentemente, em Realidade Diminuída (DR).
Em 2006, a Fittingbox inventou o primeiro espelho virtual que permite a qualquer pessoa experimentar armações online ou no seu telemóvel em tempo real, graças à Realidade Aumentada.
Atualmente, detém o maior banco de fotos 3D de armações do mundo, mais de 160 mil armações digitais de diferentes marcas da indústria ótica e mais de 4.000 clientes corporativos.
Esta tecnologia gera mais de 95 milhões de provas virtuais de armações e óculos de sol, representando um aumento exponencial a cada ano.
A Realidade Aumentada mudou o jogo na experiência de compra do consumidor! Aproveite a AR para melhorar a experiência de compra dos seus clientes, aumentar as vendas, o envolvimento e garantir a fidelização dos mesmos.